sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Direto do Hemisfério Norte...

Tendências Primavera-Verão 2011:
Na primeira quinzena do mês de setembro, em Nova York, no início dos desfiles Primavera -Verão 2011, o estilista Prabal Gurung disse - durante a preview de sua coleção - que ele queria fazer um protesto contra os minis vestidos, que veem dominando as passarelas nos últimos anos. E realmente, o que se viu na sua coleção foram vestidos com o comprimento bem abaixo do joelho que, na época, pareceu até um pouco sem graça.
Prevendo a descida do olhar: Depois das centenas de coleções mostradas em quatro cidades (Nova York, Londres, Milão e Paris), a mensagem mais evidente, apresentada como proposta para a Primavera-Verão 2011 foi, de fato, uma queda da bainha - e em muitos casos, até o chão.
Não se trata de conservadorismo. Isso fica evidente se observarmos a "orgia" de cores e estampas e principalmente, a forte presença dos tecidos transparentes.

Pelo o que eu li, muitos comemoraram a tendência dos novos comprimentos das saias e também, as modelagens dos casacos - com os ombros mais soltos, porque acreditam que são mais fáceis de usar e vender, do que uma roupa puramente sensual.
Mas as saias mais curtas ainda foram vistas em algumas coleções, como Giambattista Valli e Isabel Marant. Há quem diga que o comprimento mais longo pode levar algumas temporadas para realmente pegar, portanto não dá para abandonar os curtos de forma definitiva.
Cores também: Enquanto que nos desfiles de Nova York o que se viu foi muito creme, branco e tons neutros, nas cidades europeias as cores fortes apareceram com tudo! Houve uma impressionante profusão de rosas e laranjas, em uma série de desfiles: Martin Grant, Yves Saint Laurent, Cacharel, Christopher Kane e Marc Jacobs - para citar alguns.
Forte tendência: Estampas selvagens e coloridas foram um fenômeno na Europa, começando com as divertidas propostas Prada, depois as enormes orquídeas presentes na coleção de Akris e por fim, laranjas e limões num tema cítrico, apresentado por Stella McCartney.
Ver através de tudo: Houve muitos exemplos de transparência, alguns bem eficazes e, possivelmente vendáveis, como os Trench Coats de John Galliano e de Junya Watanabe. Outro bom exemplo foi um T-shirt pêssego transparente sob uma camisa branca (outro item essencial para a primavera) apresentado por Dries Van Noten.
Meus eleitos: A romantismo transparente de Alberta Ferretti e o branco impecável de Dolce&Gabbana: