terça-feira, 16 de julho de 2013

Rio turístico: *QRio é este?

Com a finalidade de facilitar a vida dos turistas, informações sobre os principais lugares de interesses da cidade do Rio de Janeiro estão sendo instaladas em forma de códigos bidimensionais - conhecidos com QR Code - que podem ser acessados por meio de celulares e tablets (basta baixar o aplicativo).
O mais interessante realmente é a forma como as placas, com estesdigos, são feitas: um mosaico - tipo quebra-cabeças - em pedra portuguesa, material tipicamente usado nas calçadas da cidade.
O projeto QRio promete instalar informações desta mesma maneira em outros trinta pontos turísticos da cidade do Rio, afim de facilitar a vida de quem quer conhecer um pouco mais da cidade maravilhosa!
O Arpoador foi o primeiro a receber este tipo de tecnologia:
Arpoador, a praia do Surf
Localizado entre o Forte de Copacabana e a praia de Ipanema, o Arpoador é um dos pontos mais frequentados por surfistas. Com cerca de 500 metros de extensão a praia reúne ondas fortes, além de uma iluminação noturna especial, o que favorece a prática noturna do esporte.

O Pôr do Sol
Considerado uma das mais belas vistas da cidade do Rio de Janeiro, o Arpoador conta com uma imensa pedra que avança em direção ao mar, onde moradores e turistas se reúnem nos finais de tarde para assistir ao pôr do sol. A Pedra do Arpoador proporciona uma vista panorâmica sobre as praias de Ipanema e do Leblon e também do morro Dois Irmãos, ao fundo.

Tema de músicas
Cantado por inúmeros intérpretes da música brasileira, o Arpoador conta com o parque Garota de Ipanema, que recebeu esse nome em homenagem aos compositores Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Além de ponto de lazer e belas paisagens, o parque tem sido palco para shows, manifestações culturais entre outros eventos.

Curiosidade
O ponto foi batizado com o nome de Arpoador, pois, no passado, era comum naquela região a caça – por meio do arpão – de baleias que vinham do sul em busca de águas quentes. Essa prática era necessária porque o óleo de baleia era um material muito utilizado na construção civil para a produção de argamassa.

Praia do Diabo
Formada por uma pequena faixa de areia localizada entre o Forte de Copacabana e a Pedra do Arpoador, a Praia do Diabo leva esse nome por conta das fortes ondas, principalmente nos períodos de ressaca. Por esse motivo, a Praia do Diabo é um dos destinos mais procurados no Rio por surfistas.


*Postagem já publicada 31.01.2013