terça-feira, 21 de abril de 2015

Homenagens a um herói brasileiro

Algumas curiosidades sobre a Praça Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro:

- A praça teve origem no Século XVII e inicialmente chamou-se Rossio Grande, numa referência ao
Largo do Rossio, de Lisboa
.
101 - Praça Tiradentes
- Em 1872 nela foi inaugurado o "Theatre Franc-brésiliene", o atual Teatro Carlos Gomes. 

- Só em 1890, a praça adquiriu o nome de Praça Tiradentes, em comemoração ao centenário da morte do mártir da independência brasileira (que aconteceria dois anos depois).

- Tiradentes foi executado próximo à praça, na esquina da rua Senhor dos Passos com a avenida Passos.

- Seu monumento principal fica no meio da praça, foi inaugurado em 1862, e ao contrário do que muitos podem pensar a estátua não tem a ver com o nome que deram à praça. A escultura em granito, ferro e bronze não é de Tiradentes e sim de Dom Pedro I, no momento em que declarou a Independência do Brasil.

E sobre a Estátua de Tiradentes:
102 - Estátua de Tiradentes

- A majestosa estátua (inaugurada em 1926) está localizada na entrada do Palácio Tiradentes, sede da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

- Esculpida em bronze mede 4,50 metros de altura. O pedestal de granito mede 4 metros de altura.

 E um pouquinho da história:
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, recebeu a pena máxima pela D. Maria I, Rainha de Portugal, que mandara executar os conjurados líderes da Inconfidência. Sua sentença foi morte na forca, a decapitação e o esquartejamento que ocorreu em 21 de abril de 1792. A estátua em sua homenagem foi colocada a frente do Palácio Tiradentes, quando da sua inauguração, que foi construído no local onde funcionava a Cadeia Velha, de onde Tiradentes saiu para a forca.