quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Etiquetas sem mistérios

É bastante normal a gente ter dúvidas quanto ao significado daqueles "desenhinhos" nas etiquetas das roupas... E realmente é complicado se lembrar de todos, mas conhecê-los - e o bom é que são padronizados, independem do país de origem da roupa - é importante para garantir a conservação e durabilidade de uma peça.
Essa etiqueta abaixo por exemplo, tem indicações quanto a melhor maneira de lavar, passar, quais solventes usar na limpeza a seco, o uso de alvejante (sim ou não) e o procedimento de secagem.
Lavando: Na lavagem é importante observar a temperatura máxima indicada, a ação mecânica e a centrifugação - que podem ser "normal ou reduzida". Isso é indicado pelo tracinho abaixo da bacia. Dois tracinhos indicam que não se deve torcer, é preciso cuidado maior na centrifugação - normalmente peças mais delicadas. E há casos que o uso da máquina é desaconselhado - a peça deve ser lavada manualmente.
Passando: Essa é bem simples, quanto maior o número de pontinhos no ferro, maior a temperatura permitida - ou simplesmente não se deve passar a ferro.
Outra forma de limpar: A questão principal aqui é saber quais produtos químicos podem ser usados na limpeza a seco - esse procedimento é mais profissional e normalmente executado em lavanderias.
Uso de Alvejante: Por ter duas possibilidades essa indicação é bem simples: ou se pode usar alvejante com cloro ou não.
Secando: Essa última tabela é dividida por dois tipos de símbolos: os de cima (na qual a etiqueta do exemplo se inclui) se refere à secagem na máquina, e os três de baixo para secagem no varal.
Difícil decorar tudo? Na dúvida consulte as tabelinhas acima!