quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O ecologicamente correto Furoshiki

De origem oriental, o Furoshiki - pedaço de tecido utilizado para embrulhos - tem ganhado muitos adeptos mundo afora diante da eminente preocupação com o meio ambiente. A pergunta em questão é: por que usar um papel de presente, que é descartado imediatamente, se um embrulho feito com tecido pode ser reutilizado? 
Confesso que só me dei conta do quanto pode ser interessante optar pelo furoshiki depois que li a coluna da Cora Rónai (no Jornal o Globo) semana passada (no blog também: Furoshiki, o pano de embrulho). A lógica é a seguinte: ao ganhar um presente embrulhado no furoshiki na verdade a pessoa está ganhando dois presentes - e não um presente com um item descartável, porque por mais lindo que seja o papel normalmente ele vai direto para o lixo. E conforme o tecido escolhido - tamanho e estampa - dá pra usar com acessório, como uma echarpe por exemplo, ou na casa - como uma toalha de mesa. 
Livros ensinam a arte dos embrulhos, vendidos no http://furoshiki.com/

Charme nas variadas formas de usar o furoshiki
De certa forma ainda parece mais simpático "receber" do que "dar" um presente embrulhado num furoshiki, mas com o tempo e com cada vez mais pessoas pensando de forma ecologicamente correta esta barreira tende a ser quebrada.