quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Rio 2013

O calendário da Pirelli, famoso a ponto de limitar sua disponibilidade a clientes importantes da marca e celebridades, tem o Rio de Janeiro como cenário para o ano que vem. Geralmente o calendário vem repleto de mulheres nuas - nu artístico, naturalmente! - e tornou-se uma marca de distinção para as modelos escolhidas assim como os fotógrafos contratados. Este ano no entanto o fotógrafo Steve McCurry (da famosa fotografia da menina afegã) propôs uma direção diferente para o calendário que retrata o Rio: "Eu tentei retratar o Brasil, sua paisagem, sua economia e sua cultura, junto com o elemento humano" disse McCurry. "Esta é a história que eu quis contar por minha lente. Para mim fotografia é a forma mais expressiva de contar grandes e pequenas histórias da vida cotidiana".
Nas fotos o que se vê ao fundo é um Rio em movimento, com seus lugares históricos como a Lapa e Santa Teresa, suas favelas, seus botecos, suas barracas de feira e casas noturnas, seus mercados, enfim, sua vida. A cidade aparece de forma autêntica, muito diferente dos estereótipos normais. "Eu andei muito pelas ruas, olhando todos estes momentos da vida diária e observando quadro a quadro," disse McCurry. "Eu procuro o momento de passagem, quando a imagem revela um pouco de tensão".
Nos cliques do fotojornalista Steve McCurry estão algumas personalidades brasileiras, como a atriz Sônia Braga, as modelos Isabeli Fontana e Adriana Lima e a cantora Marisa Monte, além de outras figuras de renome internacional como a atriz ítalo-egípcia Elisa Sednaoui, a modelo checa Petra Nemcova, a americana Summer Rayne Oakes, entre outras. Veja algumas fotos do cobiçado Calendário Pirelli 2013: