segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Grande Ano Novo!

A China, maior população do mundo, comemora o ano novo na  próxima sexta-feira, dia 31 de Janeiro - este ano de 2014 será o Ano do Cavalo. É uma data importantíssima na vida de muito mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo.
Daí dá para pensar o seguinte: neste dia é tanta gente com desejos e esperança de dias melhores que fica fácil acreditar que algum tipo de energia positiva chegará até nós, né!?
"Diferentemente da maioria dos países, que seguem o calendário Gregoriano, a China é regida por seu próprio calendário, o calendário chinês, que é lunisolar. Devido a isto, as datas de ano novo ocidental e do ano novo chinês não coincidem; a do ano novo ocidental é uma data fixa (1 de Janeiro), a China celebra sua passagem de ano na segunda lua nova depois do solstício de Inverno, ou seja, entre dia 21 de Janeiro e 21 de Fevereiro, dependendo do ano.
Mais ainda do que no ocidente, o Ano Novo Chinês, (também conhecido como “Festival da Primavera”, na China) é repleto de simbolismo para o povo chinês e sua celebração é a mais importante festividade da cultura chinesa. Sua origem remonta a muitos séculos e é comemorado não somente na China mas também em Hong Kong, Indonésia, Tailândia, Filipinas e um bom número de outros países, além de todas as cidades do mundo onde existe uma comunidade chinesa. Sua celebração dura quinze dias, durante os quais acontecem diferentes tipos de desfiles e rituais.
Um dos costumes é limpar a casa para receber boa sorte, decorá-la com enfeites de papel, geralmente vermelhos, além de frases sobre felicidade, saúde e outros bons presságios. Também costuma-se dar dinheiro em envelopes vermelhos aos mais jovens ou aos mais velhos, como símbolo de prosperidade. Festeja-se, além do mais, com uma grande quantidade de fogos de artifício. Existe uma grande variedade de pratos típicos especiais para a ocasião, porém o peixe goza de uma posição de destaque nesta noite. Em comum com os festejos ocidentais, durante o Ano Novo Chinês, as pessoas fazem enormes esforços para viajar até seus lares e passar a virada de noite mais importante do ano entre amigos e familiares". (http://www.seuhistory.com/home.html)