quinta-feira, 4 de junho de 2015

Maravilhosa - principalmente - pela natureza!

Essa matéria do Jornal O Globo, de 02 de Junho de 2014, destaca alguns motivos para se maravilhar com o Rio de Janeiro  - apesar de tantas notícias negativas...
No ano que a cidade completa 450 anos, vale a pena relembrar o que faz dela - sim! - uma cidade maravilhosa!:

Cristo Redentor

Eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, o principal cartão postal da cidade foi inaugurado em 1931. Localizado a 710 metros do chão, no alto do Morro do Corcovado, pode ser visto de vários pontos, abençoando a cidade e atraindo turistas de todo o mundo.


Pão de Açúcar
Outra marca registrada do Rio, o morro do Pão de Açúcar é uma montanha despida de vegetação em sua quase totalidade, entre os bairros da Urca, Botafogo e Copacabana. Seu bondinho, cujo vaivém já faz parte da paisagem, tem mais de 100 anos tornou-se passagem obrigatória para os visitantes.


Floresta da Tijuca
A maior floresta urbana do mundo nasceu a partir de uma iniciativa de reflorestamento no século XIX. Com cerca de 3,2 mil hectares, reúne diversas espécies de fauna e flora da Mata Atlântica e possui recantos como a Cascatinha, o Lago das Fadas e a Vista Chinesa.


Praias
Se o Rio é reconhecido mundialmente por sua beleza natural, parte da culpa é de suas praias. Na Zona Sul, estão as mais famosas como: Copacabana, pelo réveillon que, todos os anos, reúne milhões; Ipanema, pelas canções nela inspiradas; e Arpoador, pelo pôr do sol de tirar o fôlego.


Maracanã
Palco da final da Copa do Mundo, o estádio é símbolo da paixão brasileira pelo futebol. Mas também já recebeu astros como Madonna, Paul McCartney e Frank Sinatra. Nascido em 1950 como o maior estádio do mundo, o Maracanã já recebeu até 200 mil torcedores, mas hoje tem 76 mil lugares.


Jardim Botânico

Criado por Dom João VI, é o principal e o maior do Brasil. Entre as principais atrações estão uma alameda de palmeiras-imperiais, um lago com vitórias-régias, um orquidário e um bromeliário. Em 2013, recebeu 1 milhão de visitantes, atraídos por uma beleza que resiste há mais de 200 anos.

Fonte:  O Globo  (2 de junho)