quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A arte de Tony Curtis

Faz quase um ano que Tony Curtis faleceu - dia 29 de Setembro de 2010. O brilhante ator, imortalizado no filme Some Like it Hot, Quanto mais quente melhor (o clássico de Billy Wilder, com Marilyn Monroe e Jack Lemmon) era também um colecionador de obras de arte, além de pintor - com seus quadros adquiridos por compradores tão prestigiosos como o Museum of Modern Art de Nova York.
E é justamente a coleção de obras de arte e objetos pessoais do ator que estarão no leilão que acontecerá no dia 17 de Setembro em Beverly Hills (Califórnia, EUA). Entre as peças a serem leiloadas figuram uma aquarela de Andy Warhol (imagem acima), dedicada a Tony Curtis (estimada entre 20.000 e 30.000 dólares), três desenhos assinados por Balthus (entre 25.000 e 40.000 dólares), uma pintura a óleo de Maurice Denis (entre 20.000 e 30.000 dólares), além de cerâmicas e gravuras de Picasso, Braque e Chagall.
Também estarão à venda obras do próprio Curtis - pinturas, desenhos, gravuras, cerâmica -, além de móveis, objetos de arte e jóias. Outra parte da venda estará consagrada a peças e suvenires da carreira de Tony Curtis, em particular o terno azul marinho (também na foto acima) usado pelo ator na célebre cena em que abraça Marilyn Monroe num iate no filme “Quanto mais quente melhor” (entre 10.000 e 15.000 dólares).
Os lotes ficarão expostos de 6 a 16 de Setembro.

*Tony Curtis faleceu de uma crise cardíaca aos 85 anos, em sua casa perto de Las Vegas.