terça-feira, 23 de novembro de 2010

Elegância no "tudo junto e misturado"

Visto como um movimento no universo fashion, o dress down - se vestir casualmente (entre outros significados) - está crescendo, pouco a pouco.
Mas o que seria este movimento? Poderia ser definido como uma mistura de peças superchiques com outras casuais, ou mesmo esportivas, resultando numa desconstrução da imagem tradicional que temos da roupa de festa.
Se você buscar na memória - ou no google (rs...) - vai se lembrar do quanto Sharon Stone chamou atenção de todos - e recebeu críticas - pela roupa escolhida para ir ao evento de premiação do Oscar em 1998. Aqui no Brasil, a atriz Juliana Paes usou modelo semelhante dez anos depois para o casamento de maquiador Fernando Torquato. Na minha opinião, ambas estavam lindas!
Consultores de moda não são unânimes ao falar sobre o movimento. Alguns defendem como uma maneira de "tirar a caretice e o ar burguês da roupa", mas outros o veem como "uma forma de subverter as regras".
É de fato um assunto que divide opiniões, mas antes de declarar voto contrário à esta tendência, é preciso analisar o conjunto para só então tirar uma conclusão. Exemplos: a atriz Charlize Theron usou uma camiseta branca sob um blazer de tafetá - e ainda uma calça skinny de couro - para comparecer ao Fashion Rocks em 2008, e não comprometeu nem o visual elegante e nem a beleza da atriz. Já, aqui no Brasil, Xuxa Meneghel exagerou ao usar uma jaquetinha jeans sobre vestido de seda em um casamento em Búzios - para muitos foi uma forma de menosprezar o evento. Prova que nem sempre dá certo!

Os homens também estão aderindo à esta moda. Em 2007 o ator Jude Law arrancou suspiros do público feminino e chamou a atenção dos paparazzis ao chegar na 64ª Mostra Internacional de Arte Cinematográfica na Itália, com um visual composto por terno e tênis retrô. Já o ator Robert Downey Jr optou por um figurino ousado - e arriscou demais! - ao misturar tênis e smoking para comparecer ao Oscar deste ano, numa versão bem radical do "dress down".


Com tantos exemplos de celebridades nesse texto fica parecendo que esta moda está em outra esfera. Engano. Ela está batendo na porta da vida real, e se analisar bem ela já entrou, prova disso é a tendência de se usar vestidos delicados com sapatos mais pesados, ou bijuterias grandes.

Sem perceber, é fácil aderir ao "dress down".