sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Solas vermelhas

Sola vermelha não é sinônimo de Louboutin

O designer francês Christian Louboutin sofreu uma derrota no mês passado na justiça americana, e as solas vermelhas não são exclusividade do estilista.
Louboutin, que entrou com um processo contra a Yves Saint-Laurent (YSL) por “concorrência desleal” e “violação de marca comercial”, teve a ação indeferida no tribunal federal de Nova York: “levando em consideração o fato segundo o qual, na indústria da moda, a cor possui funções estéticas e ornamentais decisivas para alimentar a competição, (…) sendo difícil para Louboutin provar que o solado vermelho goze da proteção de uma determinada marca“.
Segundo o juiz federal Victor Marrero, o designer não apresentou provas suficientes para estabelecer que YSL teria “violado a marca”, o que garantiria a retirada, pela justiça, dos sapatos expostos nas vitrines de seu concorrente, além do pagamento de um milhão de dólares em indenização, como exigia.

*Mas a YSL não é a única marca a ter problemas com Christian Louboutin. Alguns meses após a abertura de uma butique na rua de Grenelle, em Paris, a marca brasileira Carmen Steffens recebeu uma carta de Louboutin, reprovando a sola vermelha de seus modelos. Resultado: Carmen Steffens ganhou milhões com a publicidade deste processo...