quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010 - Alguns fatos marcantes

O mundo fashion perde
Em 12 de fevereiro, aos 40 anos, Lee Alexander McQueen foi encontrado morto em sua casa em Londres - consta que ele ainda se recuperava da morte da sua mãe. O icônico estilista cometeu suicídio poucas semanas antes de sua nova coleção ser apresentada.


















E o Oscar vai para...
Kathryn Bigelow foi a primeira mulher a ganhar o Oscar de melhor direção - em março deste ano. A cineasta de “Guerra ao Terror”, que levou seis Oscars (inclusive o de melhor filme), foi diplomática ao responder várias perguntas de repórteres nos bastidores do Kodak Theater sobre ter ganhado o prêmio na disputa com o ex-marido, James Cameron, diretor de “Avatar”. Os dois foram casados entre 1989 e 1991. O diretor ficou de pé e juntou-se aos aplausos calorosos quando ela subiu ao palco para receber os prêmios.

A força e fúria da natureza
O vulcão islandês Eyjafjallajökull irrompeu em abril, expelindo cinzas para a atmosfera. Milhares de vôos foram cancelados, causando muito sofrimento e afetando severamente o comércio e o turismo.

Os mineiros chilenos
O dia 13 de outubro marcou o fim do drama dos 33 mineiros presos em uma mina de cobre no norte do Chile, na qual estavam soterrados a uma profundidade de 700 metros desde 5 de agosto.

Uma mulher no Planalto Central
No dia 31 de outubro, após quatro meses de uma campanha em que temas morais e religiosos ofuscaram propostas concretas sobre temas importantes à nação, Dilma Rousseff é eleita a primeira presidente da história brasileira. A candidata petista derrotou o tucano José Serra em um segundo turno em que a abstenção superou os 20 milhões de eleitores.